Este blog é parte do Curso Melhor Gestão Melhor Ensino, oferecido pela Secretaria Estadual da Educação /SP. Um grupo de educadores formados em Letras foram destinados para a criação deste espaço para interação, compartilhamento e aprendizagem. Sejam todos bem-vindos!

sábado, 1 de junho de 2013

Experiências com a Leitura e Escrita


Experiência Leitora...um desassossego!


A minha experiência leitora não foi muito legal, pelo menos em relação à escola, não!
Quando criança meus pais sempre liam para mim, gostava de ler, mas me traumatizei
ao chegar na escola, porque tinha que ler o que todos liam e não o que eu gostava.
Contei, inclusive no curso presencial, que na 8ª série uma professora nos "obrigou"
a ler Dom Casmurro, e eu passei a detestar Machado de Assis, rsss...Quando fiz
Letras, disse para o professor: - Você terá de me fazer Machado saltar aos olhos!
E ainda bem que ele fez!
Hoje, leio em média dois ou três livros por mês, simultaneamente, de assuntos diferentes,
às vezes sobre religião, às vezes sobre povos, e um bom romance também vale.
Quanto a escrever, minha particularidade são as crônicas, sejam argumentativas ou
narrativas, eu simplesmente as amo. Tenho um caderno, às vezes, acordo e no meio
da madrugada escrevo...isto sempre me faz lembrar sobre a teoria do poeta possesso...
não consigo ser artífice, sou tomada por inspirações e pronto!

Samara de Souza Sanches Pereira




Minha experiência com a leitura e a escrita começou ainda na primeira infância quando escutava atentamente os "causos" contados pela minha avó materna. Ficava maravilhada ao ouvir lendas do folclore brasileiro, acreditava fielmente que aqueles seres existiam, era como se fizessem parte da minha vida. Depois com minha primeira professora contando histórias numa roda de leitura. Nem piscava, ouvia atentamente! Com a minha alfabetização comecei a ler contos de fadas nas aulas de leitura e aquele mundo encantado com suas princesas e príncipes, castelos e bruxas, permeavam a minha imaginação. Com o passar do tempo, os livros que meu pai me dava, como o Pequeno Príncipe, Poliana e os da Coleção Vaga-lume fizeram parte do meu início de formação leitora.
                                                                  
 Silvana Cristina da Silva Gonçalves Marchetto




Minha primeira experiência com a leitura me leva aos meus 7 anos, época que íamos passar as festas de final de ano no sítio do meu avô. Lembro muito bem ele gostava de reunir todos os netos perto do fogão à lenha que tinha um rabo bem grande (lugar onde colocava a lenha para queimar) e sobrava um espaço onde ele colocava seu banquinho de madeira, e os netos ficavam sentados abaixo e ao redor dele, ali ele com seu jeito manso enrolava seu cigarro de palha e começava a contar suas histórias vividas com o Saci-Pererê, Mula sem cabeça, Caipora e outros. Mas seu conhecido e companheiro era mesmo o Saci, pois meu avô sempre participava das suas histórias,  hora sendo surpreendido pelo Saci, hora surpreendendo seu amigo que só fazia arte.  Durante 10 dias era sempre assim após o jantar uma história longa e muito gostosa de ouvir, eu mesma chegava a ouvir o assovio do Saci, que causava medo e muitos comentários no dia seguinte.

Sandra Aparecida Moraes de Moraes



A primeira experiência que tive em minha infância foi com gibis, mas quando estava na 4ª série, a professora Dona Adelaide, pedia para que todos os alunos levasse uma noticia de jornal. Não dava para todos os alunos fazer a leitura. Então a professora fazia sorteio o colega ia para frente fazia a leitura e explicava para os demais e sempre gerava discussões, debates sobre a notícia, fazendo com que os alunos lessem a noticia em casa para se sentir mais confiante perante a professora e aos colegas. Já na 5ª série e as demais séries comecei a ler Iracema, Dom Casmurro, O Guarani entre outros, e nos últimos 3 anos minha leitura é voltada para a Educação Especial principalmente a área de surdez. E hoje estou lendo do Psicólogo João Augusto Pompéia “Na presença do sentido, estou aprendendo muito com esta leitura”. 
Renata Marcondes



2 comentários:

  1. Realmente, as experiências de leitura postadas neste blog, trazem-nos grande nostalgia. Como foi bom o tempo em que a leitura era vista com muito encanto e beleza! Temos de resgatar este deslumbramento pela leitura nesta geração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Silvana! Estou fazendo isto diariamente com meus alunos, incentivando da melhor forma. Os alunos são curiosos por natureza. Estes dias contei-lhes o "Chapeuzinho Preto"...foi delicioso retorno. Eles amaram!

      Excluir