Experiências com a Leitura e Escrita
Experiência Leitora...um desassossego!
Samara de Souza Sanches Pereira
Silvana Cristina da Silva Gonçalves Marchetto
Minha primeira experiência com a leitura me leva aos meus 7 anos, época que íamos passar as festas de final de ano no sítio do meu avô. Lembro muito bem ele gostava de reunir todos os netos perto do fogão à lenha que tinha um rabo bem grande (lugar onde colocava a lenha para queimar) e sobrava um espaço onde ele colocava seu banquinho de madeira, e os netos ficavam sentados abaixo e ao redor dele, ali ele com seu jeito manso enrolava seu cigarro de palha e começava a contar suas histórias vividas com o Saci-Pererê, Mula sem cabeça, Caipora e outros. Mas seu conhecido e companheiro era mesmo o Saci, pois meu avô sempre participava das suas histórias, hora sendo surpreendido pelo Saci, hora surpreendendo seu amigo que só fazia arte. Durante 10 dias era sempre assim após o jantar uma história longa e muito gostosa de ouvir, eu mesma chegava a ouvir o assovio do Saci, que causava medo e muitos comentários no dia seguinte.
Sandra Aparecida Moraes de Moraes
A primeira experiência
que tive em minha infância foi com gibis, mas quando estava na 4ª série, a
professora Dona Adelaide, pedia para que todos os alunos levasse uma noticia de
jornal. Não dava para todos os alunos fazer a leitura. Então a professora fazia
sorteio o colega ia para frente fazia a leitura e explicava para os demais e
sempre gerava discussões, debates sobre a notícia, fazendo com que os alunos
lessem a noticia em casa para se sentir mais confiante perante a professora e
aos colegas. Já na 5ª série e as demais séries comecei a ler Iracema, Dom Casmurro, O Guarani entre outros, e nos últimos 3 anos minha
leitura é voltada para a Educação Especial principalmente a área de surdez. E
hoje estou lendo do Psicólogo João Augusto Pompéia “Na presença do sentido,
estou aprendendo muito com esta leitura”.
Renata Marcondes
Realmente, as experiências de leitura postadas neste blog, trazem-nos grande nostalgia. Como foi bom o tempo em que a leitura era vista com muito encanto e beleza! Temos de resgatar este deslumbramento pela leitura nesta geração!
ResponderExcluirÉ verdade, Silvana! Estou fazendo isto diariamente com meus alunos, incentivando da melhor forma. Os alunos são curiosos por natureza. Estes dias contei-lhes o "Chapeuzinho Preto"...foi delicioso retorno. Eles amaram!
Excluir